BENEFICIOS KEFIR AGUA

Kefir de água: O que é, benefícios

 

kefir de água é uma das opções de bebida probiótica fermentada que pode beneficiar a saúde da flora intestinal, bem como facilitar a digestão e evitar problemas como a constipação. Em sua composição há a presença de pequenos organismos vivos e bactérias que rendem seu poder probiotico. Sendo assim, são excelentes para a saúde do intestino.

Ainda, ele pode ajudar no emagrecimento, não contém glúten e é uma opção vegana

 

Como é feito o kefir de água

O kefir de água é feito a partir da fermentação da água e dos chamados “grãos de kefir”. Nesse caso, o processo de fermentação é induzido pela adição de açucar mascavo na água. Portanto, os grãos, quando em contato com a água açucarada, iniciarão o processo de metabolização da água conjuntamente com os micro-organismos vivos e leveduras ali presentes. Em decorrência do processo de fermentação, a bebida também contém uma pequena presença de álcool.

 

Benefícios do kefir de água

 

Ajuda a desintoxicar o corpo

Além de probiótico, ele é hidratante. Por isso, previne a retenção de líquido e atua na desintoxicação do corpo. Isso beneficia a saúde dos rins, do fígado e de todo o organismo, pois fortalece a imunidade.

 

Previne a prisão de ventre

Fermentado e probiótico, evita a prisão de ventre, também chamada de constipação. Sendo assim, beneficia a flora intestinal e turbina a imunidade, além de reduzir o inchaço abdominal e ajudar na perda de peso. Além disso, combate sintomas da síndrome do intestino irritável, como inchaço, flatulência, diarreia e mais.

 

Controla a fome e a vontade por açúcar

Ainda, o kefir de água atua no controle do apetite e da fome. Não só, ajuda a reduzir a vontade de consumir doces e demais alimentos ricos em açucar. Além disso, promove a sensação de saciedade.

 

Sono mais relaxante

Também é uma bebida calmante e que reduz a ansiedade e o estresse, além de prevenir a insonia, garantindo um sono mais calmo e relaxante.

 

Melhora alergias

Várias formas de alergias e asma estão ligadas a problemas inflamatórios no corpo e alguns cientistas acreditam que essas reações alérgicas são resultado da falta de boas bactérias no intestino. Em alguns estudos com camundongos, o kefir demonstrou reduzir as células inflamatórias que interrompiam os pulmões e vias aéreas e, também o acúmulo de muco.

Os micro-organismos vivos presentes no kefir ajudam a promover o sistema imunológico e a suprimir naturalmente as reações alérgicas, o que ajuda a mudar a resposta do corpo para diminuir surtos sistêmicos de alergias. Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Vanderbilt realizaram 23 estudos diferentes com quase 2.000 pessoas, e em 17 desses estudos os indivíduos testados que tomaram probióticos mostraram melhora dos sintomas alérgicos e da qualidade de vida.

 

Ajuda a construir ossos mais fortes

A deterioração óssea, conhecida como osteoporose, é uma grande preocupação para muitas pessoas. Ela costuma acontecer quando não recebemos cálcio suficiente, o que é essencial para a saúde óssea. Os probióticos no kefir melhoram a absorção de nutrientes e os compostos bioativos ajudam a absorver o cálcio no corpo e impedir a degeneração óssea. Também contém vitamina K2, que tem demonstrado ser vital para melhorar a saúde óssea, a densidade e a absorção de cálcio.

 

Ajuda a aumenta a imunidade

Alguns dos muitos compostos e nutrientes presentes no kefir são a biotina e o folato. Eles ajudam a impulsionar o sistema imunológico e proteger as células. Dentre os muitos probióticos, um em particular que é específico do kefir é chamado Lactobacillus Kefiri, que ajuda a defender contra bactérias nocivas, como salmonela e também E. Coli.

O kefir também contém exclusivamente outro composto poderoso, que é um polissacarídeo insolúvel chamado k efiran, que tem demonstrado ser antimicrobiano e ajuda a combater a candidíase. Além disso, o k efiran também demostrou a capacidade de reduzir o colesterol e a pressão sanguínea. O kefir mostra que consegue ajudar a modular o sistema imunológico e inibir o crescimento de muitas bactérias predadoras.